Inicialmente o projeto Corpus de Libras conta com 3 projetos do Inventário de Libras.
O primeiro é o Inventário Nacional de Libras. Aqui temos diferentes apresentações do uso da Libras nos diferentes estados de todo o Brasil. Dentro dele tem uma coleta de informações de várias pessoas sinalizando, em três diferentes faixas etárias: de 19 até os 29 anos, 30 até 49 anos, e mais de 50 anos. O Inventário de Libras é um registro dentro do escopo do INDL (Inventário Nacional de Diversidade Linguística) que reconhece as diversas línguas brasileiras a partir do decreto número 7387/10, com o objetivo de garantir que as pessoas no Brasil se expressem em sua própria língua, incentivando reconhecimento e valorização linguística das diferentes línguas brasileiras.
O Inventário de Libras busca a preservação das línguas brasileiras, porque a língua é um patrimônio imaterial da humanidade, assim são línguas que precisam ser preservadas para evitar a sua extinção, tendo em conta aspectos ligados ao visual, social, cultural e político que as pessoas produzem aqui no Brasil. As línguas são como as expressões culturais que estão presentes no país.
Outra projeto conta com materiais de produção acadêmica produzidos com o apoio de vários grupos de diferentes universidades, por exemplo: disciplinas dos cursos de Libras, Prolibras, disciplina de Pós Graduação, Mestrado, Doutorado, Palestras, e diversas outras produções acadêmicas.
E o terceiro é o projeto envolve as Antologias Literárias em Libras que reúnem poesias e narrativas que são contadas em língua de sinais por diferentes pessoas.